OUÇA... BELO

♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

sábado, 23 de outubro de 2010

CUIDAR. Verbo intrínseco e que está no DNA da profissão. Enfermagem...


“Cuidar está na origem do ser humano”, diz Leonardo Boff

O teólogo Leonardo Boff foi até o 13º CBCENF falar à Enfermagem sobre o CUIDAR. Verbo intrínseco e que está no DNA da profissão, recebeu uma nova abordagem do professor, cuja história de vida também o referenda na conjugação do verbo. A plateia lotou o auditório Lavoisier Maia, na manhã do dia 16/09 , e a organização do evento acabou por realizar uma segunda palestra para acolher todo o público interessado.
Leonardo Boff iniciou sua fala com a exibição de um vídeo, que é o extrato de um documento apresentado à Organização das Nações Unidas (ONU), como diretriz de um novo paradigma que, em seu entender, irá nortear as políticas humanas em direção à luta pela contenção da degradação ambiental e do aquecimento global.
O teólogo reverenciou a plateia, lembrando que, como franciscano que foi e é, tem plena afinidade com o “cuidar”, e lembrou que a Enfermagem, ao agregar 1,5 milhão de profissionais no país, tem uma missão para com o meio ambiente. “O planeta só será salvo pelo sagrado, pelo cuidado e por consideração ao fato de que todos os seres vivos têm seu valor intrínseco, porque tudo que existe, merece existir. Sem o cuidado em relação às pessoas, ao meio ambiente, à natureza, caminharemos em direção a processos altamente destrutivos e irrefreáveis”, alertou. “Essas são advertências que nos fazem pensar em viver uma ética elementar, essencial, pois desde que nascemos, não fosse o cuidado que recebemos de nossas mães, nenhum de nós teria sobrevivido. Portanto, o cuidar na natureza humana carece de um despertar, porque está ali, instalado em nossas origens mais primitivas, tanto quanto está nas origens pré-históricas e antropológicas do homem”.
Ele foi enfático ao lembrar que por mais recursos tecnológicos, da ciência, e os recursos que a medicina e a sociedade moderna dispõem, ainda não há uma máquina ou remédio capaz de dar um abraço.
Na entrevista exclusiva que concedeu à reportagem do CBCENF na quarta feira (15), véspera da palestra, ele enfatizou: “A humanidade sempre se curou com os cuidados, com chás, com carinho, com meios mais rudimentares, e esse cuidado não pode ser reduzido à vida humana, somente. A relação da terra em interação com o ser humano se estende naturalmente para as pessoas, para as comunidades com o planeta, para a Mãe Terra”.
Boff observa que o Cuidado é, talvez, o elemento mais importante da sustentabilidade. “Se você não tem cuidado, a sustentabilidade não se realiza. É a ética mais urgente, que resgata o sentido original, onde se organiza uma casa, para que haja boas relações com os visinhos, com o espaço em que se sente bem”. Para encerrar a palestra e também a entrevista , o professor deu mais uma lição simples, mas de grande valor: “A visita de uma neta à sua avó acamada, com um abraço e carinho, promove muito mais resultados do que o melhor medicamento que possa vir a ser produzido! Lembrem-se de que vocês que trabalham com o CUIDAR não poderão nunca ser substituídos por nenhum equipamento ou pela tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário